Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2781
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica
Título(s) alternativo(s): Revista da Escola de Enfermagem da USP
Autor(es): Fernandes, Josicelia Dumet
Xavier, Iara de Moraes
Ceribelli, Maria Isabel Pedreira de Freitas
Bianco, Maria Helena Cappo
Maeda, Dirce
Rodrigues, Michele V. de C.
Autor(es): Fernandes, Josicelia Dumet
Xavier, Iara de Moraes
Ceribelli, Maria Isabel Pedreira de Freitas
Bianco, Maria Helena Cappo
Maeda, Dirce
Rodrigues, Michele V. de C.
Abstract: O presente estudo busca contribuir com o movimento de transformação a ser desenvolvido nas Escolas/Cursos de Enfermagem. Essa contribuição se refere à formação de enfermeiras(os) com autonomia e discernimento, para assegurar a construção do modelo de atenção à saúde, à produção de novos conhecimentos e à prestação de serviços de qualidade voltados para as necessidades de saúde da população, com resolutividade. Traz algumas reflexões conceituais e metodológicas que possam direcionar a mudança no processo de formação de enfermeiras(os), além de apontar estratégias para a implantação da nova proposta pedagógica, baseando-se no desafio da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.
Palavras-chave: Currículo
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação baseada em competências
Curriculum
Nursing
Nursing education
Competence-based education
Enfermería
Educacion en enfermeria
Educación basada en competencias
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2781
Data do documento: Dez-2005
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10.pdf43,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.