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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro
Título(s) alternativo(s): Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Autor(es): Verhine, Robert Evan
Dantas, Lys Maria Vinhaes
Soares, José Francisco
Autor(es): Verhine, Robert Evan
Dantas, Lys Maria Vinhaes
Soares, José Francisco
Abstract: Nesse artigo, os autores analisam, de maneira comparativa, o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudante – ENADE, e o Exame Nacional de Cursos – ENC, mais conhecido como Provão, a partir de críticas feitas ao segundo e da capacidade do ENADE de endereçá-las. Ao fazê-lo, identificam diferenças e similaridades entre os dois exames, argumentam que ambos têm integridade técnica e apresentam contribuições para o aprimoramento do exame vigente, tais como a elaboração de uma matriz permanente e a pré-testagem dos instrumentos. Em síntese, as análises apontam para uma grande similaridade dos processos técnicos das duas abordagens, enquanto que as diferenças se apresentam mais no plano conceitual, vez que o ENADE se propõe a apresentar um indicador de diferença de desempenho e, especialmente, perde o caráter high stakes do exame que o antecedeu. Os autores concluem que o novo exame não conseguiu, até o momento, resolver vários dos problemas identificados na abordagem anterior, mas que algumas das propostas, se implementadas, constituirão um avanço real para a utilização dos seus resultados.
Palavras-chave: Avaliação do ensino superior
Provão
ENADE
SINAES
High Education Evaluation
Evaluación de la enseñanza superior
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2196
Data do documento: 2006
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