Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13102
Tipo: Tese
Título: Transtorno de estresse pós-traumático em universitários vítimas de violência doméstica na infância e na adolescência
Título(s) alternativo(s): Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde
Autor(es): Nogueira, José Rômulo Feitosa
Autor(es): Nogueira, José Rômulo Feitosa
Abstract: Objetivo: Investigar a prevalência de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) em estudantes universitários vítimas de traumas sexuais, físicos e psicológicos ocorridos em ambientes domésticos, vivenciados na infância e na adolescência. Método: Estudo de corte transversal e caráter censitário, em sete instituições localizadas na região Nordeste do Brasil, com alunos maiores de 18 anos do primeiro e do último semestres teóricos dos cursos de graduação. A coleta de dados efetivada em 2011 utilizou as seguintes escalas: Questionário Sóciodemográfico, Questionário de História de Trauma (THQ) e PTSD Checklist-Civilian Version (PCL-C). A estatística descritiva foi utilizada para analisar os dados processados com o uso do Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 17.0. O estudo foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e aprovado em Comitês de Ética em pesquisa dos estados da Bahia e da Paraíba. Resultados: Dentre 2.589 sujeitos elegíveis para o estudo, participaram 2.282 (88,1%), destes, 648 (28,4%) foram expostos a traumas domésticos. Os abusos físicos e psicológicos ocorreram com maior frequência do que os abusos sexuais. Os traumas físicos e psicológicos foram mais frequentes na adolescência e os traumas sexuais tiveram maior frequência no período da infância. As vítimas de traumas domésticos com maior renda familiar apresentaram maior prevalência para TEPT. Os sujeitos que vivenciaram traumas no âmbito doméstico, tanto na infância quanto na adolescência, tiveram maior prevalência para sintomas de TEPT do que os sujeitos com traumas domésticos somente na infância ou somente na adolescência. A prevalência de TEPT nos estudantes vítimas de traumas sexuais, físicos e psicológicos ocorridos em ambientes domésticos, representou, praticamente, o dobro da prevalência encontrada nos sujeitos sem traumas domésticos. Conclusão: Indivíduos expostos a abusos infantis, em âmbito doméstico, podem se tornar mais propensos a desenvolver Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
Palavras-chave: Transtorno de Estresse
Pós-Traumático
Exposição a Traumas
Violência Doméstica
Infância
Adolescência
Post Traumatic Stress Disorder
Exposure to trauma
Domestic Violence
Childhood
Adolescence
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13102
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Tese (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_JOSE_ROMULO_FEITOSA_NOGUEIRA.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.