Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13100
Tipo: Tese
Título: Rastreamento da hanseníase e infecção do Mycobacterium leprae utilizando os antígenos recombinantes LID - 1 e PADL
Título(s) alternativo(s): Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde
Autor(es): Souza, Marilena Maria de
Autor(es): Souza, Marilena Maria de
Abstract: A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae que afeta, em geral, a pele e os nervos periféricos. Apesar do uso crescente da poliquimioterapia, o número de novos casos ainda se mantém constante em muitos países. Um dos mais graves problemas para a eliminação da doença é a ausência de teste de especificidade e sensibilidade elevada. Este estudo tem como objetivo realizar o rastreamento da hanseníase e infecção do Mycobacterium leprae utilizando os antígenos recombinantes LID-1 e PADL em um município hiperendêmico, usando base populacional. O estudo foi realizado no município de Cajazeiras, sertão da Paraíba, quando 2526 de uma amostra total de 10472 indivíduos foram aleatoriamente selecionados, em 2 bairros, com incidência elevada para a realização da sorologia 95,0% dos indivíduos positivos e 17,1% dos negativos foram selecionados para realização do exame físico e investigação diagnóstica completa. A prevalência de hanseníase foi de 19 casos em 834 (2,3%) examinados. As proteínas de fusão LID-1 e PADL tiveram uma sensibilidade alta no inquérito de campo, respectivamente 89% e 87%, sendo apenas negativos em dois indivíduos com a forma paucibacilar (PB). A especificidade foi baixa, 42% e 38% respectivamente. O valor preditivo positivo (VPP) para LID-1 e PADL de 3,5% e 3,7% e negativos (VPN) de 99% (ambos), respectivamente. Estes resultados indicam que os antígenos recombinantes LID-1 e PADL são eficientes em excluir a hanseníase nos indivíduos que forem negativos para os testes em questão; têm, porém, valor baixo de predição da doença, no município de Cajazeiras PB/Brasil. O acompanhamento desses indivíduos soropositivos poderia esclarecer o valor de predição de LID-1 e PADL.
Palavras-chave: Hanseníase
Sorologia
Diagnóstico
Leprosy
Diagnosis
Serology
Mycobacterium leprae
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13100
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Tese (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE MARILENA MARIA DE SOUZA ------.pdf5,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.