Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13096
Tipo: Dissertação
Título: Análise da sensibilidade do Sistema de Vigilância de Violência e Acidentes (VIVA) em Cuiabá-MT
Autor(es): Rodrigues, Josiane Maximiano de Jesus
Autor(es): Rodrigues, Josiane Maximiano de Jesus
Abstract: Este estudo analisou a sensibilidade do componente II (inquérito) do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) na captação dos casos de causas externas em serviço sentinela do município de Cuiabá-MT, entre 2006 e 2011. Caracteriza-se como um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa. Dados quantitativos do VIVA foram comparados com os de quatro outros sistemas: Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Internações Hospitalares-SUS (SIH-SUS), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e o de Administração Geral dos Hospitais (AGHOS), mediante números absolutos, coeficientes e proporções, abordando tanto o conjunto das causas externas como seis categorias desses agravos, segundo a CID-10. A abordagem qualitativa envolveu análise documental relacionada especificamente ao VIVA. A análise comparativa dos cinco sistemas mostrou que o VIVA apresentou deficiências em sua principal função: captação. Esta teve queda importante, mais acentuada a partir de 2008 e embora tenha se dado para todas as categorias de causas externas, foi maior no caso das “quedas”. Tal situação faz supor que o sistema não esteja funcionando como uma boa complementaridade para o conhecimento das causas externas, ao deixar de captar aqueles agravos de menor gravidade, representados principalmente pelas quedas e pelos outros acidentes. Na exploração da base documental identificaram-se fatores que poderiam estar relacionados à queda sensibilidade do VIVA: possíveis falhas na capacitação dos entrevistadores, mudanças na metodologia da coleta de dados por redução na escala de plantões, reorganização do fluxo de atendimento às vítimas de causas externas sem o concomitante aumento do número de unidades sentinelas. Além de apontar falhas na implementação recente do VIVA, o estudo produziu uma caracterização de vítimas desses evento, que inexistia em Cuiabá, o que pode também contribuir para o planejamento das ações municipais de saúde, no que tange às causas externas.
Palavras-chave: Avaliação em Saúde
Causas Externas
Acidentes
Violência
Vigilância
Serviços Médicos de Emergência
Mortalidade
Morbidade
Editora / Evento / Instituição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13096
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss MP. Josiane Rodrigues.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.