Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13089
Tipo: Dissertação
Título: Gestão de qualidade: análise do grau de implantação em uma UTI
Autor(es): Pimentel, Luciana Reis
Autor(es): Pimentel, Luciana Reis
Abstract: Este estudo objetivou analisar o grau de implantação da gestão de qualidade desenvolvida na UTI Geral I de um hospital filantrópico de alta complexidade, considerando o contexto e as estratégias, métodos e instrumentos utilizados. O estudo foi realizado em três fases: primeiramente elaborou-se o Modelo Lógico (ML) da gestão de qualidade desenvolvida na referida UTI; em seguida, foi elaborada a matriz de análise que permitiu estimar seu grau de implantação a partir de critérios definidos no ML. Na última fase, para compreender o contexto em que se deu a implantação da gestão da qualidade e os principais métodos utilizados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com informantes-chave, análise documental e observação direta. Essas entrevistas foram analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo da forma proposta por Bardin (1977). A classificação da UTI Geral I foi de grau pleno de implantação, com 88,8% de adequação aos indicadores descritos no ML. A análise das entrevistas permitiu concluir que a direção do hospital definiu a gestão de qualidade bem-sucedida como meta institucional, sendo que, para sua implantação, foi decisivo o apoio da alta administração e a escolha pela metodologia de acreditação.
Palavras-chave: Gestão de Qualidade
Unidade de Terapia Intensiva
Acreditação
Quality Management
Intensive Care Unit
Accreditation
Editora / Evento / Instituição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13089
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss. MP Luciana Pimentel Final. 2013.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.