Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12976
Tipo: Dissertação
Título: Raça e desempenho escolar: uma análise comparativa do desempenho de crianças negras e brancas em escolas integrantes do Projeto GERES em Salvador - BA
Autor(es): Silveira, Andréia Cardoso
Autor(es): Silveira, Andréia Cardoso
Abstract: Na história recente as desigualdades raciais têm ocupado importante espaço na agenda de debates no campo educacional brasileiro. Tal avanço tornou - se possível à medida que estudos evidenciaram a existência de disparidades entre negros e brancos, tanto no acesso quanto no aproveitamento escolar. Duas explicações para essas desigualdades são assinaladas na literatura produzida. A primeira é que tais desigualdades podem ser explicadas pela questão econômica, não mantendo nenhuma relação com a questão racial. A segunda defende que as ações preconceituosas e discrimin ativas se estabelecem como principal gerador das desigualdades educacionais. A partir do enfoque colocado, este estudo tem como objetivo investigar se existem diferenças de desempenho entre alunos negros e brancos de mesmo perfil socioeconômico em escolas integ rantes do Projeto Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005 - GERES , em Salvador – BA, bem como se o preconceito racial se constitui numa causa associada às diferenças de desempenho. Para isso, foi realizada uma pesquisa predominantemente qualitativ a com estudos quantitativos. A utilização das duas abordagens de pesquisa ocorreu em duas etapas distintas. Primeiramente, utilizou - se a abordagem quantitativa por meio do banco de dados do Projeto GERES e, posteriormente, com fins de compreender e analisa r os dados alcançados sobre o desempenho escolar recorreu - se ao trabalho qualitativo por meio de técnicas de pesquisa como análise documental e entrevistas semiestruturadas. Através da pesquisa ficou constatado que as crianças negras possuem desempenho inf erior aos das crianças brancas. Todavia, ao comparar o desempenho por nível socioeconômico, observou - se que entre as crianças de nível socioeconômico baixo, o negro possui melhor aproveitamento escolar. No nível socioeconômico médio ocorre uma inversão dos resultados, pois os brancos superam, ainda que com uma diferença não tanto significativa, o desempenho escolar dos estudantes negros. Entre os alunos de nível socioeconômico alto, as diferenças de desempenho se ampliam e apontam, novamente, o melhor aprov eitamento escolar das crianças brancas. Com o objetivo de tentar explicar os resultados alcançados, foram selecionadas as escolas com maiores diferenças de desempenho entre negros e brancos de nível socioeconômico médio e alto para posterior realização de trabalho empírico. Assim, três escolas foram selecionadas, duas da rede municipal e uma da rede privada de ensino de Salvador - BA. Nessas escolas a partir dos relatos de professores, diretores e alunos que participaram do Projeto GERES, foi possível observa r que o preconceito racial se constitui numa causa associada às diferenças de desempenho entre negros e brancos.
Palavras-chave: Rendimento escolar
Relações raciais
Negros
Brancos
Raça
Desempenho
Raza
Desigualdades
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12976
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.