Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12906
Tipo: Dissertação
Título: A prateleira do Rock Brasileiro: uma análise das estratégias midiáticas utilizadas nos discos de Rock Brasileiro nas últimas cinco décadas
Autor(es): Dantas, Danilo Fraga
Autor(es): Dantas, Danilo Fraga
Abstract: O rock brasileiro sempre foi encarado com a desconfiança de um estrangeiro em sua própria terra natal. Ele não é tratado como um norte-americano que chega ao Brasil sem saber português, mas sim como um brasileiro que se esforça para falar inglês, mesmo sem saber uma palavra naquele idioma – o que é ainda pior. Assim, apesar de sua importância para a história da indústria fonográfica brasileira nos últimos cinqüenta anos, são poucos os estudos que se propõem a analisar o modo como esse gênero se estrutura. A partir das discussões feitas no grupo de pesquisa Mídia e Música Popular Massiva (MMM), do Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, esse trabalho pretende entender as principais estratégias midiáticas utilizadas no rock brasileiro, em diversos momentos de sua história. O estudo será realizado a partir da análise de Jovem guarda (Roberto Carlos, 1965), Os Mutantes (Mutantes, 1968), Krig-ha, bandolo! (Raul Seixas, 1973), Dois (Legião Urbana, 1986), Da lama ao caos (Chico Science & Nação Zumbi, 1993) e Bloco do eu sozinho (Los Hermanos, 2001). Assim, a partir da análise de alguns dos principais discos do gênero, esse estudo pretende entender o rock brasileiro e sua relação com a indústria fonográfica em diversos momentos da sua história e, com sorte, contribuir um pouco para o estudo dos gêneros midiáticos na música popular massiva.
Palavras-chave: Rock Brasileiro
Gênero midiático
Música popular massiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12906
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danilo Fraga Dantas.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.