Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12888
Tipo: Dissertação
Título: Apropriação do popular pelo telejornalismo brasileiro: análise dos Programas Se Liga Bocão e Balanço Geral e Que Venha o Povo
Autor(es): Santos, Mirella de Freitas
Autor(es): Santos, Mirella de Freitas
Abstract: Esta dissertação investiga o modo como os programas jornalísticos de televisão veiculados no Estado da Bahia (Se Liga Bocão, Que Venha o Povo e Balanço Geral) se apropriam da noção do popular. O estudo é baseado no conceito de popular em sua articulação com os meios de comunicação empregado neste trabalho a partir do percurso investigativo dos estudos culturais que sugere a idéia de cooptação, resistência e superação. Um conceito que trafega num ambiente de constante negociação e disputa entre as polaridades ‘povo’ e ‘blocos de poder’. Para compreender o modo como estes programas lidam com o popular e se relacionam com sua audiência, este estudo adotou a metodologia de modos de endereçamento baseada na observação dos quatro operadores de análise propostos pelo Grupo de Pesquisa de Análise de Telejornalismo, coordenado pela professora Ph.D. Itania Maria Mota Gomes no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. É da intersecção estabelecida entre o mediador, o contexto comunicativo, a temática e o pacto sobre o papel do jornalismo de cada programa que esta pesquisa consegue demonstrar que embora estes programas tenham maneiras diferentes de interpelar e se articular com a noção de popular, todos eles sustentam um lugar hierarquicamente desprivilegiado para o popular, mantendo preconceitos e alimentando, ainda mais, a discriminação social.
Palavras-chave: Cultura popular
Popular
Jornalismo popular
Estudos culturais
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12888
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mirella Santos.rar12,5 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.