Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12825
Tipo: Dissertação
Título: Sistemática de Oecetis McLachlan, 1877 (Trichoptera: Leptoceridae): novas espécies, registros para o Brasil e homologia da venação alar
Autor(es): Quinteiro, Fábio Batagini
Autor(es): Quinteiro, Fábio Batagini
Abstract: Trichoptera Kirby é a maior e mais diversa ordem de insetos exclusivamente aquática, contando com aproximadamente 13500 espécies descritas no mundo, dessas, 2562 ocorrem na Região Neotropical e 479 no Brasil, distribuídas em 61 gêneros e 16 famílias. Leptoceridae Leach possui distribuição cosmopolita e conta, atualmente, com aproximadamente 1800 espécies descritas divididas em 48 gêneros, dentre os quais se podem destacar como mais especiosos Oecetis McLachlan e Triaenodes McLachlan com 400 e 230 espécies descritas, respectivamente. Na Região Neotropical a família é representada por 149 espécies divididas em 13 gêneros viventes e, dentre eles, Oecetis que possui 28 espécies descritas, sendo oito registradas para o Brasil, mas apenas uma para a Região Nordeste. Analisando o registro dessas espécies é possível observar a escassez de estudos no nordeste do Brasil e concentração de conhecimento em algumas regiões, como Sul e Sudeste do país. O gênero Oecetis foi erigido por McLachlan abrangendo oito espécies antes consideradas Setodes, com base no único caráter veia M, aparentemente, sem ramificações na asa anterior. Porém, com relação a ramificação da veia M, há controvérsias na literatura. Alguns autores descrevem-na como não ramificada, enquanto outros afirmam que ela se ramifica em M 1+2 e M 3+4 . Com o objetivo de suprir a lacuna taxonômica da região Nordeste, material biológico do gênero Oecetis coletado desta região foi comparado com de outras localidades e com literatura especializada. O material foi coletado com o uso de armadilhas luminosas e do tipo Malaise e conservado, parte alfinetado e parte em álcool 80%. Para a descrição das novas espécies, as genitálias dos machos foram clareadas com o auxílio de de KOH 10% ou Ácido Lático 85%. Desta forma, foram descritas seis novas espécies para o gênero Oecetis, além de sete novos registros para a região Nordeste do Brasil, espécies de diagnose confusa foram submetidas a Microscopia Eletrônica de Varredura, revelando diferenças significativas em sua morfologia e as duas hipóteses vigentes a respeito da ramificação ou não da veia M na asa anterior foram discutidas. Dessa maneira, suprimos parte da lacuna taxonômica do gênero para o Brasil, como parte de um esforço maior no conhecimento da entomofauna aquática.
Palavras-chave: Inseto Aquático
Nordeste
Entomologia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12825
Data do documento: 3-Set-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBioEvo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIO.pdf5,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.