Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12706
Tipo: Dissertação
Título: A influência de variáveis físicas e químicas sobre a biomassa e a produção primária fitoplanctônica da lagoa dos Frades, Salvador, Bahia Salvador
Autor(es): Sá, Márcio Assis
Autor(es): Sá, Márcio Assis
Abstract: A lagoa dos Frades, localizada na cidade de Salvador-Ba ao nível do mar, é uma lagoa rasa, com um espelho d’água de 9,8 mil m2, profundidade máxima de 2,7m em ambiente de dunas, estando envolvida por edificações. Com o objetivo de avaliar variáveis qualitativas e quantitativas da lagoa dos Frades, foram realizadas amostragens nictemerais e amostragens mensais entre outubro de 2006 e setembro de 2007 em um único ponto central da lagoa. Foram realizadas análises de pH, transparência, condutividade, temperatura, oxigênio dissolvido (OD), séries fosfatadas e nitrogenadas, sílica, carbono orgânico dissolvido e particulado e clorofila a. Duas análises de produção primária foram conduzidas nos meses de outubro e abril. Os resultados obtidos foram submetidos à análise dos componentes principais (ACP) e a uma regressão múltipla utilizando os dois primeiros eixos do ACP, com o intuito de se verificar a existência de correlação espacial ou temporal das variáveis e a biomassa. A lagoa é polimítica e se encontra em estado eutrófico, identificando valores elevados de produção primária (106,7mgC/m3/h), sendo mais influenciada pelos efeitos da radiação luminosa e da profundidade. A identificação da temperatura ao longo do perfil vertical mostrou que a estratificação térmica ocorre em curtos períodos de tempo. A lagoa dos Frades apresentou dois períodos térmicos bem definidos, sendo que o OD, o amônio, e a condutividade elétrica estiveram mais associados ao período quente enquanto a clorofila a esteve mais associada ao período mais frio. A análise dos componentes principais mostrou diferenças entre a superfície e o fundo, onde os valores de OD, Amônio, COP e COD estiveram mais associados ao padrão.
Palavras-chave: Biomassa - Frades, Lagoa dos (BA).
Produtividade primária (Biologia) - Frades, Lagoa dos (BA).
Eutroficação - Frades, Lagoa dos (BA).
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12706
Data do documento: 22-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (Pós-Ecologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação MÁRCIO ASSIS.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.