Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12696
Tipo: Dissertação
Título: Recifes de Corais da Baia de Todos os Santos, Caracterização, Avaliação e Identificação de Áreas Prioritárias para Conservação Salvador
Autor(es): Cruz, Igor Cristino Silva
Autor(es): Cruz, Igor Cristino Silva
Abstract: A Baía de Todos os Santos integra uma Área de Proteção Ambiental que pode viabilizar a conservação de dois grupos de recifes de corais da região de maior biodiversidade do Atlântico Sul. Entretanto, esta unidade de conservação não possui um plano de manejo, tendo efetividade nula sobre os recifes e os demais ecossistemas. Estes recifes encontram em diferentes condições de hidrodinâmica e efeitos antrópicos. Uma série de impactos humanos foi registrada nesta baía, tornando urgente a adoção de medidas que assegurem sua conservação. Este trabalho tem como objetivo fornecer informações que subsidiem a elaboração deste plano de manejo sugerindo locais para criação de áreas intangíveis. Para isso, verificou-se a diferença ente os dois grupos de recifes quanto à comunidade bentônica e a comunidade de coral. Posteriormente foram identificados quais são os recifes com maior relevância para conservação com base em indicadores de integridade ambiental, resiliência e riqueza de espécies. Os resultados indicam que os recifes externos e internos são distintos. Isto demonstra a necessidade de criação de áreas intagiveis distintas para os dois grupos de recifes, garantindo assim a conservação de suas peculiaridades. Sete das 23 estações apresentaram relevância para conservação, com três representantes dos recifes externos e quatro dos internos. O método utilizado mostrou-se eficiente para a escolha de áreas de relevância para a conservação de recifes de corais. Entretanto, para a efetividade da conservação destes ambientes é necessário, além da criação de duas áreas intangíveis, a eliminação de dois problemas, a pesca predatória e a qualidade da água desta baía.
Palavras-chave: Recifes e ilhas de coral - Todos os Santos, Baía de
Ecossistemas
Biodiversidade - Conservação
Ecologia dos recifes de coral
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12696
Data do documento: 22-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (Pós-Ecologia)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.