Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12653
Tipo: Tese
Título: Síntese de heterocíclicos nitrogenados através de reações de aza-anelação [3+3], [3+2+1] e [3+1+1+1] entre enaminonas e derivados do ácido de Meldrum
Autor(es): Santana, Lourenço Luis Botelho de
Autor(es): Santana, Lourenço Luis Botelho de
Abstract: Heterociclos nitrogenados são substâncias úteis, devido principalmente as suas propiedades biológicas, o que faz com que muitos deles sejam utilizados em medicamentos para diversas enfermidades. Na busca por novos principios ativos, esforços tem sido empregados para a síntese destes tipos de compostos, principalmente os biciclos e triciclos nitrogenados, produtos que apresentam núcleos diferenciados amplamente distribuidos com diferentes funções químicas e biológicas. Núcleos como os indolizidínicos, pirrolizidínicos, quinolizídinicos e aza-antracênicos. Em nosso estudo utilizamos as enaminonas que são intermediários sintéticos usados na obtenção destes heterociclos, são facilmente obtidas, densamente funcionalizadas com vários centros reativos, o que lhes confere comportamento ambifílico e ambidentado. O objetivo deste trabalho foi avaliar a reatividade de enaminonas com diferentes características frente arilidenos e alqulidenos do ácido de Meldrum, sejam preprarados previamente, ou” in situ” em reações multicomponentes, buscando desenvolver metodologia para a obtenção de heterociclos nitrogenados através de reações de aza-anelação. Dessa forma enaminonas cíclicas com nitrogênio exocíclico, nitrogênio endocíclico e enaminonas alicíclicas, foram submetidas a reações com alquilidenos do ácido de Meldrum, previamente sintetizados pela reação deste com aldeidos caracterizando uma reação bicomponente. E a reações multicomponentes envolvendo o ácido de Meldrum, os respectivos compostos carbonílicos s e enaminonas. Neste trabalho foi evidenciado que as reações multicomponentes entre o ácido de Meldrum, aldeidos, as enaminonas 3-aril-amino-5,5-dimetil-ciclo-hexen-2-enona e a 1,4-2-amino-naftoquinona levam a formação de N-arilquinolinas e aza-antracenotrionas, respectivamente através de uma reação de aza-anelação [3+2+1], sendo os produtos obtidos os mesmos da reação entre os arilidenos previamente preparados e as enaminonas (reação de aza-anelação [3+3]), Comportamento similar foi verificado quando os aldeidos foram substituidos por diferentes isatinas. Já a utilizar a enminona cíclica 2 A reação bicomponente leva a formação de indolizidinonas através de uma aza-anelação [3+3], enquanto que a reação multicomponente em etanol leva a formação de indolizidinas através de um processo tetramolecular de aza-anelação [3+1+1+1]. Desta forma além da obtenção de diversar moléculas inéditas disponíveis para testes biológicos, foi possível verificar diferenças no comportamento reacional das enaminonas quando em reações bicomponentes ou multicomponentes.
Palavras-chave: Síntese orgânica
Compostos heterociclicos
Enaminonas
Ácido de Meldrum
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12653
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Tese (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.