Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12579
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do sistema de leitor de circuito integrado biochip reader da ppc/mbio inc. para o diagnóstico de infecção por hiv/ hcv: análise preliminar do método
Autor(es): Knop, Luciana Bastianelli
Autor(es): Knop, Luciana Bastianelli
Abstract: O avanço tecnológico das últimas décadas nas técnicas dos imunodiagnósticos permitiu o desenvolvimento de métodos capazes de detectar o complexo antígeno-anticorpo com elevada eficiência e confiabilidade. Contudo, essas ténicas ainda não alcançaram um patamar de baixo custo, fácil manuseio, de resultado imediato para amostras múltiplas e de pessoal sem qualificação técnica para a aplicação dos testes. A Precision Photonic Corporation (PPC), juntamente com a mBio Inc. e em parceria com a Universidade de San Diego (UCSD), EUA, criaram um leitor de circuito integrado (Biochip Reader), baseado em arranjos multiplex para a detecção de multimarcadores biológicos a um só tempo, com a utilização de sistemas ópticos de baixo custo e fluorescência, rápido e de fácil manuseio. O objetivo deste estudo piloto, realizado na Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi o de avaliar a operacionalidade do sistema de leitor de circuito integrado (Biochip Reader), dos protocolos encaminhados e dos resultados dos testes multiplex para detecção de anticorpos contra HIV e HCV. Foram testadas 65 amostras que apresentaram uma sensibilidade e especificidade de 100% quando comparadas com os resultados realizados por ELISA para HIV e HCV. Apesar disto, a análise sobre a operacionalidade do sistema, dos protocolos e dos resultados obtidos na Bahia apresentaram instabilidade das lâminas devido à suceptibilidade excessiva à umidade, formação de cristais e resíduos de trealose, excesso de etapas e manipulação das lâminas, e levarem a alterações dos protocolos. Portanto, apesar da similaridade dos resultados encontrados nos testes deste estudo-piloto quaondo comparado com os testes realizados por ELISA nos pacientes testados, o protótipo necessita de aprimoramento tecnológico, ampliação dos biomarcadores e mais experimentos de validação, a fim de que o sistema de biochip como uma ferramenta eficaz para o diagnóstico de doenças infecciosas seja inserido no mercado.
Palavras-chave: Biochip
Biossensor
HIV
HCV
Circuito Integrado
Sistema Óptico
Fluorescência
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12579
Data do documento: 14-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_ Luciana Bastianelli Knop.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.