Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12559
Tipo: Dissertação
Título: Fisiologia da performance musical. Postura e respiração: fatores de interferência na performance musical do flautista
Autor(es): Souza, Davson de
Autor(es): Souza, Davson de
Abstract: O objetivo geral dessa pesquisa é o de demonstrar que fatores de ordem fisiológica podem interferir de algum modo na performance musical do flautista e, sugerir que ao se condicionar fisicamente, o flautista pode controlar os efeitos resultantes dessa interferência. Para tal, foram demonstrados alguns dos fatores gerais de interferência e buscou-se o foco dentre os fatores de ordem fisiológica: Os de ordem muscular (na região do tronco) e os de ordem respiratória. A partir desta investigação, foi detectado e demonstrado que algumas estruturas têm co-relação entre si. Tratam-se dos músculos que atuam na ação postural do flautista e músculos que dão suporte ao ato respiratório, alguns destes músculos fazem as duas funções simultaneamente. Portanto, pode-se supor que a utilização correta ou não em um deles, influencia a ação do outro, o que de algum modo pode vir a interferir na performance. É possível deduzir também que, como exercem dupla função, se forem bem condicionados trabalharão de maneira mais eficiente, e provavelmente suportarão melhor o desgaste.
Palavras-chave: Musica - performance
Música - execução
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12559
Data do documento: 13-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.