Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12551
Tipo: Dissertação
Título: Investigação da prevalência e fatores de risco de infecção por Toxocara canis e estudo de possíveis associações entre esta infecção e alergia
Autor(es): Souza, Rodrigo Fernandes
Autor(es): Souza, Rodrigo Fernandes
Abstract: Larva migrans visceral (LMV) é uma zoonose causada por ingestão de ovos embrionados de Toxocara canis e T. cati. A prevalência da LMV é mais alta em países em desenvolvimento e a presença desta infecção na população humana ainda não foi estudada na Bahia, Brasil. Esta infecção tem sido associada com aumento de alergia e atopia, entretanto os relatos são contraditórios. O objetivo desse trabalho foi investigar a prevalência e os fatores de risco da infecção humana por T. canis em dois grupos de indivíduos da cidade de Salvador e associar a soroprevalência de anticorpos IgG anti-T. canis com eosinofilia, atopia, rinite e asma. Participaram do estudo 338 indivíduos, sendo 150 moradores oriundos de diversos bairros de Salvador (Grupo 1) e 188 moradores do bairro da Paz (Grupo 2). Foi aplicado um questionário sobre dados demográficos, fatores de risco para a aquisição desta infecção e fatores de risco para asma, rinite e atopia. A infecção foi diagnosticada pela presença de anticorpos IgG séricos anti-T. canis, detectados pelo método de ELISA indireto. A associação entre os fatores de risco e a infecção por T. canis e da correlação da infecção com os desfechos eosinofilia, asma, atopia (teste cutâneo para aeroalérgenos > 3 mm) e rinite foram analisadas por regressão logística univariada e multivariada. A soroprevalência de IgG anti-T canis foi de 52 % e de 65.4 % nos grupos 1 e 2 respectivamente. A infecção foi associada positivamente para classe social mais baixa e contato com cães e gatos. Foi encontrada uma associação positiva e estatisticamente significante entre a infecção por T. canis e eosinofilia ≥ 4 % e asma nos indivíduos do Grupo 1 e com eosinofilia ≥ 10 % nos indivíduos do Grupo 2, porém não houve associação entre esta infecção e atopia e rinite em ambos os grupos. Os resultados obtidos neste estudo apontam para a alta prevalência desta parasitose em população de baixa renda de Salvador e a importância da presença de cães e gatos não vermifugados na veiculação e disseminação da mesma, uma vez que estes são os hospedeiros naturais. A associação desta infecção com classe social economicamente menos favorecida dos indivíduos do estudo, explica-se devido ao baixo nível de escolaridade e piores condições higiênicossanitárias em que vivem estas pessoas e ao contato com animais não vermifugados. Estes achados reforçam o papel da infecção por T. canis no desenvolvimento de eosinofilia grave. O achado de asma associado com infecção por T. canis apenas no grupo com menor prevalência da infecção denota a necessidade de investigar co-fatores que possam influenciar na associação de infecção por T. canis com asma e alergia.
Palavras-chave: Toxocara canis
Fatores de Risco
Eosinofilia
Alergia
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12551
Data do documento: 26-Nov-2010
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Rodrigo.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.