Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12300
Tipo: Dissertação
Título: Um porto vazio no centro da capital gaúcha - vazios urbanos na cidade contemporânea: situação atual e propostas para sua utilização
Autor(es): Trevisan, Tais
Autor(es): Trevisan, Tais
Abstract: A partir de um panorama abrangente dos principais processos que influenciam na produção do espaço urbano dentro da prática urbanística contemporânea ou “pós-moderna”, questiona-se aqui o entendimento da realidade do fenômeno dos vazios urbanos em nossas cidades. Ao identificar o espaço que ocupam os vazios urbanos, hoje e no processo histórico urbanístico, este estudo objetiva compreender a realidade desses espaços na cidade contemporânea, analisando seu papel atual na dinâmica urbana e a importância dos mesmos para os agentes públicos e privados, tendo em vista a configuração atual da cidade. Para chegarmos ao objetivo proposto, foram observados alguns dos principais processos urbanos característicos da contemporaneidade, tendo como preocupação maior a formulação e a delimitação do problema dos vazios no desenho urbano. Considerando necessária uma discussão sobre o papel dos vazios urbanos no contexto da cidade contemporânea; quais os conceitos e os tipos existentes de vazios, considerando diferentes posições ideológicas; quais as causas e conseqüências de sua existência no espaço urbano; que relações existem entre os mesmos e as políticas públicas e estratégias urbanísticas atuais; e quais as possibilidades de utilização ou reutilização dessas áreas urbanas. Em seguida com base neste referencial teórico levantado, foi realizado um estudo de caso na zona portuária da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde se pretende analisar sua situação atual, caracterizada como vazio -, e as principais propostas para sua reutilização. Observando na prática como vêm sendo tratados esses espaços pela iniciativa pública e privada, e a interferência deles no cotidiano da cidade.
Palavras-chave: Vazios urbanos
Desenho urbano
Urbanismo contemporâneo
Reutilização de vazios urbanos
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12300
Data do documento: 25-Jul-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UM PORTO VAZIO NO CENTRO DA CAPITAL GAÚCHA.pdf5,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.