Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12295
Tipo: Dissertação
Título: Salvador e as tecnologias de informação e comunicação: um estudo sobre a telefonia celular e a internet no ambiente urbano
Autor(es): Silva, Carolina Fialho
Autor(es): Silva, Carolina Fialho
Abstract: No contexto de novas perspectivas sobre a assimilação das tecnologias digitais na forma de pensar o Urbanismo e a Arquitetura, o presente estudo de caso tem como foco a integração das tecnologias de telefonia celular e de acesso à Internet no ambiente urbano do Município de Salvador. O seu objetivo principal é identificar a emergência de novas dinâmicas urbanas na cidade a partir da intensificação do uso dessas redes digitais, através da sistematização e da espacialização dos serviços oferecidos, bem como da sua infra-estrutura. A pesquisa está organizada a partir de três eixos principais: o referencial teórico, base para delimitar o campo das discussões; a apresentação das tecnologias abordadas, especificamente telefonia celular e Internet, relacionando-as à realidade brasileira, além do seu histórico de implantação no país; o estudo de caso, em que são analisados processos emergentes na cidade, relacionados às tecnologias da informação, com base na contextualização de Salvador em relação às telecomunicações. Pode-se constatar que a intensificação do uso de tecnologias digitais incide diretamente sobre a dinâmica urbana. Os serviços estudados são oferecidos apenas onde há população com capacidade de adquiri-los, o que faz com que sua oferta coincida com áreas de poder aquisitivo mais elevado e concentração de serviços financeiros, comerciais e turísticos. Por outro lado, as iniciativas de inclusão digital na cidade não superam as barreiras econômicas e sociais de forma geral. O que faz pensar na importância de políticas públicas, com vistas à democratização do acesso aos serviços, como alternativa ao modelo unicamente baseado na competição de mercado.
Palavras-chave: Urbanismo - Salvador
Tecnologias da informação e da comunicação
Redes digitais
Telefonia celular
Internet
Inclusão digital
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12295
Data do documento: 25-Jul-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao.pdf6,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.