Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12261
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sondagem geoelétrica usada para investigar o espaço de acomodação dos sedimentos quaternários no estuário Jacuípe, Bahia, Brasil
Autor(es): Lima, Geraldo Marcelo Pereira
Vilas Boas, Geraldo da Silva
Lima, Olivar Antônio Lima de
Autor(es): Lima, Geraldo Marcelo Pereira
Vilas Boas, Geraldo da Silva
Lima, Olivar Antônio Lima de
Abstract: O presente trabalho verificou o espaço de acomodação de sedimentos do estuário Jacuípe, localizado no município de Camaçari, no litoral norte da Bahia. A técnica de sondagem elétrica vertical foi usada para interpretar as unidades litoestratigráficas que preenchem a referida área. O ambiente estudado se mostra controlado estruturalmente pela transição dos domínios tectônicos do embasamento cristalino e da sub-bacia do Recôncavo. Há indícios, apesar de incipientes, de que esse controle possa afetar, dramaticamente, a redução do espaço de acomodação estuarino, cenário opostamente relatado na literatura. As sondagens elétricas verticais revelaram que os pacotes sedimentares quaternários do estuário recobrem diretamente a sub-bacia do Recôncavo, o maior deles possuindo espessura de 20 m de areia. Foram determinados os volumes dos espaços de acomodação para diversos cenários estuarinos, dentre eles o arcabouço total durante o Holoceno, de 6,84 x 107 m3 e o espaço restante, de 6,67 x 106 m3. Este último valor comprovou o estado típico de um ambiente em avançado estágio de preenchimento, com apenas 9,89% do volume inicial.
Palavras-chave: Eletrorresistividade
Espaço de acomodação
Estuários
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12261
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGGEOLOGIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lima et al 2011 SONDAGEM GEOELETRICA USADA PARA INVESTIGAR O ESPACO DE ACOMODAC.PDF5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.