Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12087
Tipo: Tese
Título: A geopolitica do sagrado: a participação das ordens religiosas na conformação urbana da Vila de Nossa Senhora da Vitória - ES (século XVI ao XIX)
Autor(es): Souza, Luciene Pessotti de
Autor(es): Souza, Luciene Pessotti de
Abstract: Esta tese problematiza a participação da Igreja Católica na formação dos núcleos urbanos coloniais, com ênfase na Vila da Vitória, então sede da Capitania do Espírito Santo, durante o período que compreende o século XVI ao XIX. Sob esta perspectiva teórica elabora-se uma revisão dos pressupostos teórico-metodológicos do campo de conhecimento da história urbana, área de conhecimento onde se insere a pesquisa. Busca-se também refletir a produção científica da história urbana no Brasil ao procurar mensurar o papel da Igreja Católica e das ordens religiosas nestas conformações espaciais. Com o objetivo de entender o conjunto de referências que constituíram as diretrizes urbanísticas lusitanas, analisam-se os principais antecedentes históricos da formação urbana de Portugal e as primeiras experiências urbanísticas do Reino na Restauração. Além destes fundamentos, considera-se também, a longa experiência da Igreja Católica na apropriação dos espaços das cidades na longa duração; com especial atenção à transposição de elementos da simbologia cristã aos espaços urbanos, que auxiliaram no entendimento e na análise da participação das ordens religiosas na apropriação e configuração do espaço urbano colonial. Por último, procura-se analisar a formação urbana da Vila da Vitória na longa duração, considerando-se os pressupostos teóricos que norteiam as pesquisas de história urbana, identificando os principais agentes modeladores de seu espaço, os principais fenômenos ligados a sua conformação urbana, tendo como objetivo analisar o papel que a Igreja Católica teve na estruturação deste espaço.
Palavras-chave: Urbanização
Igreja Católica
Vila da Vitória - ES
Séc. XVI - XIX
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12087
Data do documento: 3-Jul-2013
Aparece nas coleções:Tese (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_completa.pdf9,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.