Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12070
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Morbidade e mortalidade na infância em uma área rural do Estado da Bahia: um estudo retrospectivo da história materna
Título(s) alternativo(s): Rev. baiana saúde pública
Autor(es): Mota, Eduardo
Ribeiro Filho, Raimundo Santana
Costa, Maria da Conceição Nascimento
Menezes, Greice Maria de Souza
Aguiar, Vania Regina Maciel de
Autor(es): Mota, Eduardo
Ribeiro Filho, Raimundo Santana
Costa, Maria da Conceição Nascimento
Menezes, Greice Maria de Souza
Aguiar, Vania Regina Maciel de
Abstract: Este estudo objetivou descrever as características da morbi-mortalidade na infância, entre 1965 e 1979, em uma populaçäo näo-selecionada, de uma área rural definida no Município de Castro Alves, Bahia. Um questionário sobre a história de gestaçöes e partos e o estado de saúde dos filhos menores de 15 anos, foi aplicado a um grupo de 113 mäes com idade entre 15 e 54 anos. Observou-se que a mortalidade infantil entre 1965 e 1979 foi de 78,9 por 1000 nascidos-vivos, sendo porém menor no período 1977-1979 (67,3) do que nos anos anteriores. A mortalidade neonatal foi maior do que a pós-neonatal, e o menor intervalo entre as gestaçöes associou-se à maior mortalidade infantil. As causas de óbito referidas mais frequentemente pelas mäes, foram aquelas do grupo das doenças infecciosas e parasitárias, entretanto, 8,2% dos óbitos em menores de um ano ocorreram por causas ignoradas. Entre as crianças menores de um ano residentes na área no momento do estudo, 25,5% encontravam-se doentes. Os quadros mórbidos mais frequentemente encontrados em menores de 15 anos estavam associados às infecçöes respiratórias, quadros diarréicos, sarampo, infecçöes de pele e anemia.
Palavras-chave: Mortalidade Infantil
Morbidade
Mortalidade
Saúde da População Rural
Editora / Evento / Instituição: Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12070
Data do documento: 1985
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.