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Tipo: Tese
Título: O ensino de linguagem entre a tradição e as perspectivas científicas: diretrizes para uma abordagem transdisciplinar
Autor(es): Santos, Marcos Bispo dos
Autor(es): Santos, Marcos Bispo dos
Abstract: A constituição de uma disciplina curricular é resultado de um complexo processo que envolve fatores de ordem social, científica e política. De determinada área do conhecimento são selecionados objetos específicos destinados a cumprir uma função pedagógica no quadro dos objetivos da educação. No caso do ensino de linguagem, os conteúdos sempre foram recortados de uma tradição que hoje, após uma série de transformações históricas, é comumente chamada de gramática tradicional. Na verdade, a redução de toda uma tradição de estudos da linguagem, que se iniciou no campo da filosofia (estoica, platônica, aristotélica) e logo se ramificou para os diversos campos da atividade humana, ocasiona uma série de prejuízos para a compreensão desse mesmo objeto. Sabe-se que a gramática não teve sempre o formato que se verifica nos diversos compêndios atuais. Nenhum de seus conceitos se estabeleceu sem uma quantidade significativa de debates e mesmo hoje, quando os estudos científicos da linguagem têm apontando uma série de incongruências em praticamente todos os seus postulados, sua vitalidade ainda impressiona: é ela que ainda constitui, empiricamente, a base do ensino de linguagem e que, apesar de suas incontestáveis limitações, serve como ponto de partida para a abordagem científica. A perspectiva científica instaurada pela Linguística, a partir do século XIX, põe em xeque o paradigma tradicional e estabelece novas concepções de linguagem e, consequentemente, novos objetos de estudo. Não tardou para que a nova ciência se tornasse a principal fonte de consulta quando o assunto é ensino de linguagem. Ainda no quadro do paradigma científico, a Linguística Aplicada que, inicialmente, se define como aplicadora de teorias linguísticas, passa a defender uma concepção de ciência orientada para a resolução de problemas sociais decorrentes do uso da linguagem em contextos de ação para, a posteriormente, assumir-se como prática problematizante diante dessas mesmas questões. Este trabalho defende a tese de que as críticas que os modelos científicos direcionam à condição atual do ensino de linguagem não são suficientes para viabilizar as transformações no ensino demandadas pelo mundo pós-moderno. Partindo do pressuposto de que as ciências sociais só se legitimam quando interferem na sociedade, quando devolvem a essa sociedade a solução dos problemas que a afetam e que constituem a razão de ser dessas ciências, tem como seus grandes objetivos: (i) submeter as ciências da linguagem a essa reflexividade e, ao mesmo tempo, propor questionamentos sobre sua relevância social, especificamente no campo do ensino de linguagem; (ii) propor diretrizes gerais para o ensino de linguagem, uma totalidade não totalitária capaz de funcionar como parâmetro norteador das pesquisas, fundada sobre o tripé metodológico genealogia-arqueologia-transdisciplinaridade, entendido como a alternativa coerente para fazer frente às demandas científicas e sociais decorrentes da condição pós-moderna.
Palavras-chave: Linguística
Linguística aplicada
Linguagem - estudo e ensino
Linguagem - filosofia
Ciência - filosofia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12041
Data do documento: 27-Jun-2013
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