Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12036
Tipo: Dissertação
Título: A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola
Autor(es): Silva, Andréa Betânia
Autor(es): Silva, Andréa Betânia
Abstract: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre o ethos e a cenografia, presentes nos repentes, produzidos nos Festivais de Violeiros do Circuito Baiano da Viola, mais especificamente no festival realizado em Serrinha (BA), em 16 de dezembro de 2006. Para tanto, empreendeu-se a análise do corpus composto por quatro repentes, produzidos e protagonizados por cada uma das duplas envolvidas no evento. Gênero representante da literatura oral, mesmo numa sociedade prenhe de escrita, o repente figura como uma poesia construída no momento em que se apresenta ao público, mas sofre mudanças no seu processo de enunciação, conforme seja produzido numa cantoria de pé-de-parede ou num festival de violeiros. Com o intuito de atingir os objetivos colimados, utilizaram-se, como fundamentação teórica, os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa desenvolvida por Maingueneau, a partir dos conceitos de ethos e cenografia ([2004] 2006a, 2006b, [2002] 2006c, [1984] 2005a, 2005b, [1998] 2005c, 2001a, 2001b, 1997). Além disso, também se recorreu à Nova Retórica, consoante os conceitos de auditório, apresentados por Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 2004, 1996), e da noção de performance, segundo Zumthor (2005, 2000, 1997, 1989). A análise empreendida revelou que a imagem dos repentistas apresenta homens que defendem valores como fidelidade, respeito, sinceridade,família, amizade, coragem, valentia, além de admirarem colegas consagrados no universo da cantoria. Indicou que ser cantador envolve uma série de elementos que vai desde saber segurar a viola à rapidez na produção dos pés, elemento básico na construção dos repentes,também denominado linha, passa ainda pelo domínio dos gêneros envolvidos na arte do improviso, revelando-os, também, filiados a formações discursivas cuja constituição apresenta estereótipos referentes à mulher, ao homossexual e ao negro.
Palavras-chave: Ethos
Cenografia
Performance (Arte)
Repentistas
Festivais de violeiros.
Análise do discurso
Retórica
Cenografia e cenários
Música
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12036
Data do documento: 27-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andréa Betânia da Silva.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.