Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12009
Tipo: Dissertação
Título: Plano de Ação para Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito no município de Aracaju
Autor(es): Carvalho, Sayonara Ferreira de
Autor(es): Carvalho, Sayonara Ferreira de
Abstract: Este trabalho trata-se de um produto tecnológico relacionado à prevenção de acidentes e violência, enquanto proposta de intervenção na gestão local. No sistema de saúde, o impacto das taxas de morbimortalidade por causas externas evidenciam-se com o aumento do número de atendimentos nas emergências, elevadas taxas de internações hospitalares e crescente procura por procedimentos de reabilitação. Em 2011, representaram um gasto de R$ 14,5 milhões para o país, que tem o quinto maior número de mortes do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste sentido, diversas políticas vêm sendo estabelecidas, com o objetivo de prevenir e reduzir as consequências destes agravos, a partir da implantação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde 22 de janeiro de 1998, até o lançamento da Década da Segurança Viária em 2011, numa ação articulada entre diversos Ministérios, para o próximo decênio. O principal objetivo foi elaborar um plano de ação para a redução da morbimortalidade por acidente de trânsito no município de Aracaju. A metodologia utilizada foi desenvolvida no formato de módulos operacionais em dois momentos, executados pela autora, na viabilidade do referido produto. No projeto de intervenção, o plano construído englobou cinco eixos norteadores: Segurança Viária; Mobilidade Urbana; Educação e Saúde; Monitoramento e Avaliação e Comunicação.
Palavras-chave: Acidente de Trânsito
Violência
Vigilância
Epidemiologia
Avaliação
Planejamento
Traffic Accidents
Violence
Surveillance
Epidemiology
Assessment
Planning
Editora / Evento / Instituição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12009
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS MP. Sayonara F. Carvalho. 2012.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.