Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11971
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Descrição do macho de Tityus Kuryi Lourenço, 1997 e notas sobre os machos de Tityus Stigmurus, Thorell 1877 e Tityus Serrulatus, Lutz & Mello 1922 (Scorpiones: Buthidae)
Autor(es): Santos, Maria Dulcineia
Autor(es): Santos, Maria Dulcineia
Abstract: O complexo Tityus stigmurus é composto por 6 espécies, incluindo as de maior importância médica do Brasil, T. serrulatus e T. stigmurus. T.kuryi foi incluído na última revisão taxonômica do complexo, mas o macho até então não havia sido descrito. O reconhecimento de machos em populações de escorpiões reveste-se de importância, não só como um dos caráteres diferenciais na taxonomia da espécie, mas também como mais uma variável no entendimento de sua estratégia reprodutiva. Este trabalho teve como objetivo descrever o macho de T. kuryi e ampliar a distribuição de populações sexuadas de T. serrulatus e T. stigmurus. Foram analisados 9 exemplares de T. kuryi (2 machos), 1595 de T. serrulatus (1 macho) e 660 de T. stigmurus (12 machos) das coleções do Museu de Zoologia da Universidade Federal da Bahia - MZUFBA e do Centro de Informações Anti-Veneno da Bahia - CIAVE. Para a confirmação do macho de T. kuryi foi filmada uma cópula em cativeiro e os espermatóforos depositados pelo macho no substrato estão mantidos em coleção. Embora semelhante à fêmea no padrão de coloração e detalhes morfológicos, o macho de T. kuryi é proporcionalmente maior (macho: 72,9mm; fêmea: 65,1 mm) e apresenta segmentos metassomais 1,5 vez mais robustos. Machos de T. stigmurus foram registrados em áreas rurais e urbanas de oito municípios da Bahia (Feira de Santana, Iraquara, Jacobina, Lauro de Freitas, Morro do Chapéu, Ruy Barbosa, Salvador e Santo Estevão) além de Camaçari e Paulo Afonso, já registrados em literatura, e 1 município rural de Pernambuco (Exú). Essas ocorrências indicam ampliação da distribuição das populações sexuadas desta espécie. O único macho de T. serrulatus foi procedente de São Desidério (Bahia), o que amplia a ocorrência de populações sexuadas desta espécie para o Nordeste, até então restrita ao Estado de Minas Gerais, Sudeste do Brasil.
Palavras-chave: População sexuada
Escorpiões
Chapada Diamantina
Bahia
Pernambuco
Brasil
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11971
Data do documento: 18-Jun-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (Biologia)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.