Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11970
Título: Efeito da heterogeneidade do hábitat sobre a comunidade de abelhas em ambientes compostos por fisionomias de cerrado e cultivos agrícolas da Chapada Diamantina, Bahia
Autor(es): Penna, Uire
Autor(es): Penna, Uire
Abstract: (Efeito da heterogeneidade do hábitat sobre a comunidade de abelhas em ambientes compostos por fisionomias de cerrado e cultivos agrícolas da Chapada Diamantina, Bahia). A diminuição dos polinizadores, causada pelas alterações na estrutura da vegetação, ameaça a manutenção das áreas naturais e agrícolas, pois a diminuição do número de espécies e perda da riqueza funcional põe em risco a polinização. O objetivo deste estudo foi inventariar a comunidade de abelhas dentro e no entorno de um pomar de maçã; e associar a abundância, riqueza funcional e de espécies de abelhas à estrutura da vegetação. Foram utilizadas três cores: azul, amarelo com UV e branco. A cultura localizada na Fazenda Bagisa, em Cascavel, distrito do município de Ibicoara, Bahia (41º 28’40’’S, 13º 09’10”O). Obtivemos valores de riqueza de espécies, riqueza funcional e abundância dos potenciais polinizadores dentro e ao redor do pomar, através do método de coleta por Armadilha Colorida de Água (ARCA) de cor azul, branco e amarelo. Para acessar a estrutura da vegetação, medimos os seguintes aspectos da vegetação: riqueza de espécies vegetais, número total de ramos, área basal, desvio padrão da altura, média da altura e cobertura de herbáceas. Além disso, A fim de avaliar o efeito conjunto dos aspectos da estrutura, foi realizada uma Análise de Componentes Principais para os aspectos vegetacionais. Para detectar a possível associação entre as variáveis ambientais e biológicas, realizamos análises de correlação de Pearson entre os eixos de estrutura da vegetação (dados pelo PCA) e a riqueza de espécies, riqueza funcional e abundância. Foi coletado um total de 937 abelhas, classificadas em 88 morfoespécies. A cor azul foi aquela que obteve maior valor de abundância e riqueza de espécies, seguido pela cor branca e amarela. A abundância, riqueza de espécies e riqueza funcional não foram significativamente correlacionados aos parâmetros da estrutura, embora tenha havido uma tendência da riqueza de espécies e a riqueza funcional a aumentar em ambientes com estrutura da vegetação mais complexa (fisionomias de campo sujo). Isso corrobora estudos que destacam a importância de manter áreas naturais no entorno dessas culturas.
Palavras-chave: ARCA
Características da vegetação
Grupos funcionais
Polinização
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11970
Data do documento: 18-Jun-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Uiré final 3.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.