Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11935
Tipo: Dissertação
Título: Espaço público como laboratório de abordagens artísticas: estudo de performances que problematizam o espaço público das cidades contemporâneas
Autor(es): Santos, Carolina Érika
Autor(es): Santos, Carolina Érika
Abstract: Trata-se de uma investigação acadêmica que reúne imagens documentais de performances experimentadas no espaço público das cidades contemporâneas. O trabalho resultou em um mapeamento de performances que interrompem o cotidiano de lugares de exposição pública, alterando estados de percepção pela simples quebra de tempo, ritmo, apreensão estética ou convenções sociais. A pesquisa parte de questionamentos entre corpo-espaço-urbano, corpoespaço-público e corpo-arquitetura, e verifica, nas performances experimentadas, meios de reflexão sobre os modos de operar, organizar e conviver em lugares públicos das cidades contemporâneas. A organização dessa coletânea gerou dois eixos de compreensão: “performances que problematizam o contexto urbano”, ou seja, abordagens artísticas que vazam/transpõem os limites dos estúdios e galerias na intenção de disponibilizar experimentações estéticas diferenciadas de um fazer artístico tradicional carregadas de questões sobre o convívio urbano e “performances que problematizam o urbanismo” - proposições estéticas que apropriam o espaço da cidade a fim de tensionar as políticas de planejamento e gestão das cidades. O objetivo desse trabalho é examinar a cidade contemporânea por intermédio da arte da performance, dando visibilidade àquilo que é próprio do desejo humano e pouco reconhecido pelas políticas de planejamento e gestão urbana.
Palavras-chave: Performance
Arquitetura e urbanismo
Espaço público
Corpo
Mapeamento
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11935
Data do documento: 14-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina Santos DISSERTAÇÃO.pdf751,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.