Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1179
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Primeiras anotações sobre a paidéia roussouniana
Título(s) alternativo(s): Revista da FACED
Autor(es): Santos, Jilvania Lima dos
Arapiraca, Mary de Andrade
Autor(es): Santos, Jilvania Lima dos
Arapiraca, Mary de Andrade
Abstract: Este ensaio tem como objetivo apresentar as primeiras anotações sobre a essência da educação pensada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau, isto é, sua Paidéia. Configura-se a gênese da formação humana a partir dos dois nascimentos abordados pelo autor: um para o existir e outro para o viver; um para a espécie outro para o sexo. Reflete-se sobre a capacidade do fenômeno educativo de ativar no indivíduo o vigor, desejo e ânsia de torná-lo um ser humano apto a aprender, simultaneamente, a mandar e a obedecer, tendo como fundamento a justiça e a benevolência, tal qual pregava a pedagogia grega e que está ratificada no livro Emílio ou da Educação, ponto de partida dessas reflexões. Finalmente, trabalha-se a concepção do amor-de-si como um indício para a construção de uma prática pedagógica efetivamente a serviço da vida.
Palavras-chave: Paixões naturais
Desenvolvimento humano
Prática pedagógica.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1179
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1926.pdf145,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.