Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11786
Tipo: Dissertação
Título: Representações sociais de adolescentes em tratamento do câncer sobre a prática pedagógica do professor de classe hospitalar
Autor(es): Lucon, Cristina Bressaglia
Autor(es): Lucon, Cristina Bressaglia
Abstract: A presente pesquisa teve por objetivo identificar as representações sociais que adolescentes em tratamento do câncer fazem acerca da prática pedagógica do professor de classe hospitalar. Para desenvolver a pesquisa foram observados os princípios da pesquisa qualitativa e do estudo de caso, tomando como orientação teórico-metodológica a teoria das representações sociais. Participaram do estudo dez adolescentes em tratamento do câncer, hospedados no Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (GACC), localizada na cidade de Salvador-BA. Desses adolescentes, cinco eram do sexo masculino e cinco do sexo feminino, e tinham idades entre 15 e 18 anos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação livre e entrevistas semiestruturadas. Após a coleta, todo material foi analisado à luz da análise do conteúdo, tendo como resultado as representações sociais sobre a prática pedagógica do professor de classe hospitalar, que se ancoram em: professor não convencional, prática pedagógica mais lúdico-educativa do que escolar; o papel da classe hospitalar no resgate do prazer de estudar; O papel da classe hospitalar na reafirmação da importância da escola regular em suas vidas. Dentre os resultados alcançados, constatou-se que os adolescentes pesquisados percebem que a prática pedagógica do professor de classe hospitalar ajuda a melhorar sua saúde e a minimizar o estresse do tratamento. Ela promove o aprendizado com uma abordagem individualizada que, muitas vezes, contribui para que ele aprenda melhor, mas não é considerada como responsável pela continuidade dos seus estudos escolares, pois, na percepção dos adolescentes, essa continuidade somente será alcançada no retorno à escola regular. Esses achados demonstram a importância da classe hospitalar enquanto um lócus de transitoriedade, que resgata a identidade escolar do alunopaciente por gerar expectativas positivas de retorno à escola regular para que os estudos sejam retomados. Reforçam também que a prática pedagógica do professor é um ponto de apoio para que ele persista na luta pela saúde e pela vontade de viver.
Palavras-chave: Classe hospitalar
Prática pedagógica
Câncer em adolescentes
Representações sociais
Análise de conteúdo
Hospital school
Education practice
Students with medical needs
Social representations
Content analysis (communication)
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11786
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Cristina Lucon.pdf4,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.