Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11685
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Isolamento, seleção e identificação de microorganismos degradadores de petróleo e seus derivados em sedimentos de manguezais contaminados
Título(s) alternativo(s): Revista caderno de geociências
Autor(es): Fioravanti, Ketlyn Luize
Celino, Joil José
Rossi-Alva, Juan Carlos
Autor(es): Fioravanti, Ketlyn Luize
Celino, Joil José
Rossi-Alva, Juan Carlos
Abstract: Com o intuito de isolar, selecionar e identificar microrganismos nativos de sedimentos de manguezais contaminados por petróleo e seus derivados, foram coletadas amostras em 06 pontos de regiões pertencentes ao setor petrolífero ao norte da Baía de Todos os Santos (Bahia, Brasil). O enriquecimento das amostras ocorreu em meio mineral Buschnell Haas juntamente com 1% de petróleo, óleo diesel ou gasolina como fonte de carbono. No total isolou-se 306 microrganismos: bactérias (67%), leveduras (29%) e fungos filamentosos (4%). A área de refino apresentou o maior número de microrganismos isolados, principalmente bactérias com o uso do petróleo como fonte de carbono, seguido pela área de transporte. Algumas das bactérias não fermentadoras identificadas foram: Pseudomonas sp., Pseudomonas pseudoalcaligenes, Pseudomonas aeruginosa e Stenotrophomonas matophilia. Conclui-se que existe uma grande quantidade e diversidade de microrganismos isolados com padrões de crescimento diferenciados a depender da atividade petrolífera na área e das fontes de carbono utilizadas.
Palavras-chave: Biorremediação
Bioaumento
Bioestímulo
Microbiologia
Pseudomonas sp
Bioremediation
Bioaugmentation
Biostimulation
Microbiology
Editora / Evento / Instituição: Revista caderno de geociências
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11685
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HHHHHHHHHHHHHHH.pdf939,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.