Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11546
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da valorização do tabagismo como problema de saúde, nos prontuários de pacientes internados em enfermarias de Clinica Médica do Hospital Universitário, de Salvador (Bahia) no ano de 2011
Autor(es): Carmo, Melissa Avena
Autor(es): Carmo, Melissa Avena
Abstract: O tabagismo é responsável por aproximadamente 5,4 milhões de mortes por ano, sendoconsiderado uma doença crônica, recidivante e uma das principais causas de doenças preveníveis. É imprescindível a interação do médico com pacientes fumantes para incentivá-los à cessação do tabagismo, seguindo para isso, as recomendações da Diretriz Brasileira para Cessação do Tabagismo. No entanto, a maioria dos médicos não se sente capazes de desenvolver um plano terapêutico, alegando falta de tempo e/ou de treinamento para tanto. Objetivos: avaliar a valorização do tabagismo como problema de saúde e descrever a qualidade da conduta prescrita no momento da alta hospitalar para a cessação do tabagismo em prontuários de pacientes internados em uma das enfermarias de clínica médica do Complexo Hospital Universitário professor Edgard Santos, de Salvador (Bahia) em 2011. Metodologia: Realizou-se um estudo retrospectivo, avaliando em todos os prontuários de pacientes internados, o registro de informações referentes ao tabagismo por internos e residentes, e a conduta prescrita na alta hospitalar, consoante um questionário padronizado. Resultados: Dos 284 prontuários avaliados, 14 foram excluídos, pois não tinham anamnese admissional. De 270 restantes, 24 pacientes eram fumantes, 69 ex-fumantes, 146 não fumantes e em 31 não havia nenhuma informação sobre o hábito de fumar. O tabagismo foi incluído na lista de problemas em 33% dos tabagistas e foi observado registro de conduta referente ao tabagismo em 26% dos pacientes, porém nenhuma seguia as recomendações da diretriz. Residentes mulheres foram mais atentas em registrar as informações sobre o tabagismo e orientar uma conduta na alta hospitalar. Conclusão: o tabagismo foi pouco valorizado e não visto pelos internos e residentes como um problema de saúde que necessita de intervenção. Há uma necessidade premente de investimento na educação e na capacitação dos estudantes de Medicina e residentes, em relação às condutas para o tratamento do tabagismo.
Palavras-chave: Tabagismo
Registros médicos
Educação médica
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11546
Data do documento: 29-Mai-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Melissa Avena Carmo.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.