Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11509
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Manifestações dermatológicas associadas ao uso da terapia antirretroviral em pacientes infectados pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV): uma revisão de literatura
Autor(es): Sampaio, Kamila Magalhães
Autor(es): Sampaio, Kamila Magalhães
Abstract: Manifestações dermatológicas associadas ao uso da Terapia Antirretroviral em pacientes infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV): uma Revisão de Literatura. Salvador; 2013. Monografia de Conclusão de Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia. Introdução: Manifestações cutâneas associadas à infecção pelo HIV atingem até 90% dos pacientes durante a evolução da doença e, em muitos casos, aparecem como primeira manifestação da infecção. Com a introdução da Terapia Antirretroviral, os pacientes apresentaram melhora significativa da qualidade de vida, com aumento considerável da sobrevida. Entretanto, esses medicamentos trouxeram outras preocupações: alguns pacientes começaram a apresentar novas doenças dermatológicas ou piora de condições existentes, toxicidade às medicações, interações medicamentosas e farmacodermias. Objetivos: Realizar uma revisão bibliográfica sobre as manifestações dermatológicas mais comuns que estão relacionadas ao uso da terapia antirretroviral em pacientes infectados pelo HIV. Materiais e métodos: Realizada revisão literária incluindo artigos originais, relatos de casos e revisões de literatura, publicados entre os anos de 2000 a 2012; considerando os periódicos indexados no PubMed, Scielo e Lilacs. Conclusão: Não há dúvidas de que a terapia antirretroviral é benéfica ao paciente com HIV, no entanto, o aparecimento de efeitos adversos como a síndrome de lipodistrofia, a síndrome de reconstituição imune, os efeitos similares aos retinoides orais e as farmacodermias trazem transtornos e podem contribuir para a desistência do tratamento, levando até mesmo à falha. É importante para os médicos saber identificar esses efeitos precocemente, possibilitando condutas mais efetivas aos pacientes.
Palavras-chave: Agentes antirretrovirais - efeitos colaterais
Manifestações cutâneas
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11509
Data do documento: 29-Mai-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kamila Magalhães Sampaio.pdf731,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.