Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11452
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Implementação do Sinaes nas instituições brasileiras de educação superior: uma análise comparativa a partir de estudos de caso
Título(s) alternativo(s): Revista entreideias: educação, cultura e sociedade
Autor(es): Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales
Verhine, Robert Evan
Autor(es): Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales
Verhine, Robert Evan
Abstract: O objetivo deste artigo é examinar o processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), utilizando o estudo de caso de duas instituições de ensino superior (IES) de porte médio: uma de natureza pública, e outra de natureza privada, ambas localizadas na Região Nordeste do Brasil. Através de análise documental foram estudados os documentos institucionais relacionados à avaliação institucional, e através da análise do discurso, as entrevistas realizadas com os membros de suas Comissões Próprias de Avaliação (CPA). Os resultados deste estudo indicam algumas diferenças nos processos de implementação do Sinaes nas duas IES, tais como: o nível de participação e envolvimento do corpo social da IES, o modo de funcionamento da CPA, e a relação de poder e autonomia das Comissões Próprias de Avaliação. A conclusão do estudo mostra que a autonomia dessas comissões é um fator que produz forte influência sobre o processo de implementação da política de avaliação nas IES e, por consequência, o Sinaes tende a produz mais efeitos sobre as IES particulares de pequeno porte, onde a autonomia das comissões é menor.
Palavras-chave: Avaliação institucional
Avaliação da educação superior
Sistema Nacional de Avaliação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11452
Data do documento: Jul-2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BBBBBBBBBB.pdf759,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.