Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11354
Tipo: Dissertação
Título: A imagem da recriação da juventude: televisão e propaganda.
Autor(es): Jesus, Altair Reis de
Autor(es): Jesus, Altair Reis de
Abstract: Esta dissertação tem por objeto a imagem da juventude representada nos comerciais de televisão. A pesquisa consistiu na análise do conteúdo imagético presente em diversas propagandas que constroem um discurso de juventude padronizado identificando-a com as mercadorias anunciadas. Para efetivar a investigação foram utilizados recursos teóricos tais como: teoria do valor, fetichismo, indústria cultural, ideologia, mídia, estudos de imagem, consumo e juventude. O material empírico consistiu no exame de propagandas veiculadas em duas redes de televisão: MTV e Rede Globo.
Palavras-chave: Juventude
Ideologia
Fetichismo
Consumo
Televisão
Propaganda
Jeunesse
Idéologie
Fétiche
Consommation
Télévision
Propagande
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11354
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Altair de Jesusseg.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.