Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11308
Tipo: Dissertação
Título: Software livre e produção colaborativa na Internet: um estudo de caso dos instrumentos de comunicação do Projeto Gnome
Autor(es): Rocha, Lucas Almeida
Autor(es): Rocha, Lucas Almeida
Abstract: Nosso tempo tem sido marcado por profundas transformações de ordem paradigmática resultantes de uma séria de reconfigurações nos planos social, cultural e tecnológico. Da relação simbiótica entre a sociedade informacional e pós-moderna, a cultura e as novas tecnologias de informação e comunicação emerge uma nova forma sócio-cultural denominada Cibercultura Nesse contexto, com base em experiências bem sucedidas das comunidades desenvolvimento de software livre, assistimos o surgimento de diversas iniciativas no ciberespaço com o objetivo de colaborar em torno da produção de bens culturais e informacionais de interesse comum. Os projetos de software livre e outras iniciativas surgidas no ciberespaço são exemplos da emergência de uma nova forma de produção em rede baseada em colaboração em larga escala movida por indivíduos auto-motivados. Esta pesquisa visa investigar de que forma essa produção colaborativa ocorre na comunidade de desenvolvimento do projeto GNOME. O GNOME é um projeto de software livre que visa desenvolver um ambiente desktop para GNU/ Linux e outros sistemas similares ao Unix, e uma plataforma de desenvolvimento para a criação de novos aplicativos para o desktop. O projeto GNOME possui uma comunidade de aproximadamente 500 contribuidores de diversas nacionalidades que colaboram através da Internet no desenvolvimento de módulos de softwares de alta complexidade. Mais especificamente, buscaremos realizar um estudo sobre a relação entre tecnologias de comunicação e ações coletivas e colaborativas no ciberespaço; identificar quais instrumentos de comunicação eletrônica são utilizados no GNOME e como estes instrumentos são utilizados na colaboração entre os seus participantes.
Palavras-chave: Cibercultura
Colaboracao
Software livre
Gnome
Cyberculture
Collaboration
Open source
Free software
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11308
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao Lucas Rocha.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.