Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11255
Tipo: Dissertação
Título: “Gente de promessa, de reza e de romaria ”: experiências devocionais na ruralidade do Recôncavo Sul da Bahia (1940-1980)
Autor(es): Jesus, Elivaldo Souza de
Autor(es): Jesus, Elivaldo Souza de
Abstract: Este trabalho é uma análise das experiências devocionais de trabalhadores rurais do Recôncavo Sul da Bahia, entre os anos de 1940 e 1980. Tomando como foco as ladainhas rezadas no espaço doméstico e as romarias ao Santuário de Nossa Senhora dos Milagres de Brotas, evidencia como homens, mulheres e crianças construíram e reconstruíram suas identidades e suas sociabilidades, labutando na multiplicidade de tarefas próprias da roça e rezando aos seus santos de devoção. Além disso, busca apreender os diversos condicionamentos que essas experiências sofreram no curso do tempo e em que medida uma constitui extensão da outra. É o retrato de um grupo social que encontrou no catolicismo popular, inventado e reiventado a partir do entrecruzamento de elementos culturais ligados às práticas de negros, mestiços, índios e brancos, palco para expressão de seus valores, seus costumes e tradições, suas lutas.
Palavras-chave: Ladainhas
Romarias
Devoção
Sociabilidades
Pilgrimages
Litanies
Devotion
Sociability
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em História da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11255
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.