Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11248
Tipo: Tese
Título: Entre vazantes, caatingas e serras: trajetórias familiares e uso social do espaço no sertão do São Francisco, no século XIX
Autor(es): Ferreira, Elisangela Oliveira
Autor(es): Ferreira, Elisangela Oliveira
Abstract: Este trabalho estuda a sociedade de Xique-Xique, no sertão do São Francisco, no século XIX, observada pelo viés da família e da vida material. Na senda de outros estudos na área de história da família, esta instituição é pensada aqui de forma dinâmica e multifacetada, pois as estratégias locais colocavam em jogo vínculos e práticas que não se restringiam à família como unidade de residência, que se estendiam à parentela mais ampla, unida por laços de parentesco consangüíneo ou por alianças e relações de parentesco fictício. As múltiplas histórias abordadas dizem respeito aos mecanismos de apossamento e ocupação das terras; às estratégias familiares na busca e manutenção da riqueza e ao papel desta no acesso às instâncias do poder local; à difícil luta pela sobrevivência empreendida pela grande maioria economicamente pouco favorecida; à importância do casamento nos cálculos econômicos e sociais; e ao alcance da autonomia feminina nas decisões do cotidiano e da vida em comunidade. Para explorar estes tópicos, foram utilizados centralmente como fontes inventários post-mortem e testamentos, processos cíveis e criminais, registros eclesiásticos de terras, correspondências particulares e de diversas autoridades, relatórios de presidentes da província, narrativas de viagens e a legislação civil e eclesiástica.
Palavras-chave: Xique-Xique
História da Bahia
Sertão do São Francisco
Família
Século XIX
Hinterland of San Francisco
Nineteenth century
Family
History of Bahia
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em História da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11248
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Tese (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisangela. Tese parte 1.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Elisangela. Tese parte 2.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Elisangela. Tese parte 3.pdf623,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.