Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11189
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos do consumo de dieta de cafeteria durante a gestação e lactação sobre o crescimento somático e parâmetros metabólicos em ratos neonatos
Autor(es): Freitas, Mariana Carvalho
Autor(es): Freitas, Mariana Carvalho
Abstract: Objetivo: Investigar os efeitos do consumo de dieta de cafeteria durante a gestação e lactação sobre o crescimento somático e parâmetros metabólicos em ratos neonatos. Materiais: filhotes de ratas alimentadas com dieta de cafeteria ou dieta padrão foram avaliados em relação ao crescimento do 1º ao 21º dia de vida. No 22º dia, coletou-se amostras de sangue para avaliação da AST, ALT, creatinina, uréia, ácido úrico, proteínas totais e albumina. Resultados: as medidas murinométricas foram diferentes entre o grupo teste e o controle. As dosagens de creatinina, uréia, ácido úrico, proteínas totais e AST foram semelhantes em ambos. As medidas de albumina e ALT foram superiores no grupo controle. Conclusão: na fase precoce da vida foi possível detectar os efeitos do excesso de nutrientes circulantes entre mãe-filhote no crescimento, na dosagem de enzimas hepáticas marcadoras de lesão e da albumina, envolvida na defesa antioxidante e no desenvolvimento de células hepáticas.
Palavras-chave: Gestação - ratos;
Dietas - ratos;
Crescimento Somático - ratos.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11189
Data do documento: 22-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Mariana Freitas.pdf452,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.