Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11188
Tipo: Dissertação
Título: Consumo de dieta hiperlipídica durante a gestação e lactação: efeitos precoces sobre o crescimento somático, perfil glicêmico e colesterolemia em ratos
Autor(es): Lima, Michele dos Santos
Autor(es): Lima, Michele dos Santos
Abstract: A gestação e lactação são períodos críticos do desenvolvimento, por isso, inadequações na dieta materna podem influenciar significativamente a saúde dos descendentes. O presente estudo objetivou avaliar os efeitos do consumo da dieta hiperlipídica, do tipo cafeteria, durante a gestação e lactação sobre o crescimento somático, perfil glicêmico e colesterolemia de ratos neonatos. Fêmeas Wistar foram alimentadas com dieta padrão (4% de lipídio) ou dieta hiperlipídica (23% de lipídio), durante a gestação e lactação. Os filhotes foram divididos em dois grupos: grupo controle (n=12), filhotes de ratas alimentadas com dieta padrão; grupo teste (n=12), filhotes de ratas alimentadas com dieta hiperlipídica. Os indicadores de crescimento somático (peso corporal e comprimento) foram aferidos em dias alternados até o final da lactação, quando então foi realizado o teste de tolerância à glicose (TTG), teste de tolerância à insulina (TTI) e feita a coleta de sangue para análise bioquímica. Após o sacrifício, o tecido adiposo abdominal foi coletado e pesado. Para a análise estatística foi utilizado o teste t Student, com p < 0,05. O grupo teste apresentou maior crescimento somático, maior adiposidade e colesterol elevado (p<0,05). As glicemias de jejum não diferiram entre os grupos. No TTI os níveis de glicose decresceram significativamente no grupo teste, quando comparado aos controles. Os resultados indicam que a exposição dos neonatos à dieta hiperlipídica na gestação e lactação foi capaz de alterar o crescimento somático, a adiposidade e o colesterol.
Palavras-chave: Dieta hiperlipídica;
Ratos neonatos;
Colesterol;
Perfil glicêmico.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11188
Data do documento: 22-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Michele Lima.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.