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Tipo: Dissertação
Título: Professores em movimento: a luta pela definição do estatuto e plano de carreira do magistério em Petrolina - Pe
Autor(es): Vieira, Josenilton Nunes
Autor(es): Vieira, Josenilton Nunes
Abstract: Este trabalho de pesquisa consistiu em descrever e analisar o movimento dos professores vinculados à Rede Municipal de Ensino de Petrolina - PE na luta pela definição do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério. Objetivou identificar os fatores favoráveis à gestão democrática nos sistemas municipais de ensino, nele foram verificadas as ocorrências e decorrências do processo de elaboração, discussão e aprovação da lei que instituiu novas regras para a gestão educacional no citado contexto. Destacou-se como referencial de análise a relação Estado-sociedade e as mudanças conjunturais provocadas pelos movimentos coletivos e a emergência de atores sociais empenhados em estabelecer uma nova ordem. A observação participante, as entrevistas, a aplicação de questionários e análise documental se constituíram em procedimentos fundamentais na apreensão e compreensão dos elementos que se articulam na produção dos significados da autonomia e participação docente na definição das normas que passaram a regulamentar a carreira profissional do magistério no referido município.
Palavras-chave: Estado
Sociedade
Município
Movimento coletivo
Professores
Participação
Gestão
Sistemas de escolas municipais - Petrolina
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11113
Data do documento: 2002
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