Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11106
Tipo: Dissertação
Título: Condições de saúde bucal em trabalhadores da indústria, em empresas que possuem o Programa de Saúde Bucal na Empresa, 2003 a 2008 - Bahia
Autor(es): Lima, Luísa Silva
Autor(es): Lima, Luísa Silva
Abstract: Desenvolveu-se um estudo de caráter longitudinal, incluindo o período de 2003 a 2008, com trabalhadores de empresas que possuíam o Programa de Saúde Bucal na Empresa (PSBE) implantado. Para tanto, foram incluídos todos os industriários com pelo menos dois exames odontológicos realizados, totalizando 1277 registros. O objetivo foi verificar as condições de saúde bucal segundo proporção de cárie, atividade de cárie, condição de urgência, uso e necessidade de prótese. Além disso, testou-se a associação entre variáveis sócio-demográficas e número de exames odontológicos realizados e proporção de cárie nos anos de 2007, 2008 e final do período. Observou-se uma predominância do sexo masculino (78,00% - primeira medida e 78,98% - última medida) com uma média de idade de 38 anos (± 10,07), maior percentual de trabalhadores com segundo grau incompleto ou completo (53,02% - primeira medida e 51,76% - última medida) e faixa de renda de até 5 salários mínimos (53,61% - primeira medida e 52,78% - última medida), 61,24% de trabalhadores do ramo de metais e 69,40% de industriários que realizaram dois exames no período do estudo. Os indicadores de saúde bucal evidenciaram grande variação ao longo dos anos, com redução dos percentuais de proporção de cárie, atividade de cárie e necessidade de prótese, nos anos de 2007 e 2008. Utilizando o modelo final de regressão logística, confirmou-se a associação da proporção de cárie com a idade e escolaridade, isto é, possuir menor grau de escolaridade e possuir menos de 34 anos de idade aumenta as chances de desenvolver lesões de cárie. Observou-se, ainda, que pertencer ao ramo de atividade de produtos químicos e ter realizado um maior número de exames (OR= 0,55 95%IC:0,41 – 0,73) atuaram como fatores de proteção para o desenvolvimento de novas lesões de cárie. Estes resultados mostram a importância de um programa de saúde bucal, presente no ambiente de trabalho, para tratamento dos problemas instalados e prevenção da ocorrência de novos danos à saúde bucal.
Palavras-chave: Saúde bucal;
Saúde do trabalhador;
Epidemiologia.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11106
Data do documento: 17-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ODONTO_Luísa Lima.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.