Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11101
Tipo: Dissertação
Título: Hábitos alimentares regionais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar em um município do sertão baiano : uma abordagem qualitativa
Autor(es): Paiva, Janaína Braga de
Autor(es): Paiva, Janaína Braga de
Abstract: O presente estudo procurou investigar as interpretações e significados que cerceiam as noções de “hábitos alimentares regionais” e as acepções acerca do respeito a estes hábitos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual a produção dos dados se deu através da interpretação de textos documentais e do exercício etnográfico desenvolvido nos cenários de execução do Programa no município em estudo, bem como através da realização de redações e grupos focais com escolares e entrevistas semi-estruturadas com os atores envolvidos no PNAE. Os resultados e a discussão abordaram temas relacionados com a lógica utilizada pela nutricionista para a elaboração dos cardápios, instâncias sobre a agricultura familiar e os empreendimentos familiares rurais, a dinâmica de administração da aquisição e distribuição dos gêneros alimentícios para a produção da alimentação escolar, considerações acerca desta produção e do seu consumo nas unidades de ensino, as interpretações dos escolares acerca da alimentação escolar, o papel do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) quanto ao zelo pela adesão dos escolares ao Programa, interpretações e significados relacionados aos hábitos alimentares regionais e as justificativas relativas ao porque é importante respeitá-los no âmbito do PNAE. As acepções dos atores acerca dos hábitos alimentares regionais expressaram-se de uma forma polissêmica, alimentadas pelo senso comum. Verificou-se ainda uma carência de conceitos acerca do tema no âmbito científico-acadêmico que pudessem subsidiar as ações dos profissionais no Programa. Deste modo, a complexidade do termo levanta temáticas relacionadas às tradições alimentares, alimentação saudável, racionalidade técnica e êmica, aceitabilidade da alimentação escolar e segurança alimentar e nutricional. Conclui-se que no âmbito do Programa há uma correlação de forças que visam a conformação de novos hábitos alimentares sob a égide da alimentação saudável e, ao mesmo tempo, a preservação do que se convenciona chamar de hábitos alimentares regionais.
Palavras-chave: Alimentação escolar
hábitos alimentares regionais
Tradições alimentares
Alimentação saudável
Políticas públicas
Segurança alimentar e nutricional
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11101
Data do documento: 17-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Janaína Paiva.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.