Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11098
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do alinhamento estratégico para a implantação de projetos de e-procurement: um estudo de múltiplos casos no pólo petroquímico de camaçari
Autor(es): Silva, Bárbara Virgínia Figueredo da
Autor(es): Silva, Bárbara Virgínia Figueredo da
Abstract: O objetivo desta dissertação é compreender a contribuição do Alinhamento Estratégico para a implantação do E-procurement em indústrias de processo contínuo. Para atingilo, buscou-se Inicialmente, revisar a literatura referente a Economia Digital e Comércio Eletrônico; Estratégia e Internet; Paradoxo de Produtividade X Retorno Investimento em TI; Alinhamento Estratégico. Em seguida, procurou-se desenvolver estudos de caso na BRASKEM e Caraíba Metais, através da coleta de dados primários e secundários, bem como aproveitamento da experiência vivenciada. Ao final, estabeleceu-se ligação entre a teoria e os dados empíricos, desenvolvendo uma análise dos resultados encontrados nas empresas estudadas. A pesquisa concluiu que o Alinhamento Estratégico é imprescindível e contribui de forma significativa na implantação de projetos de Eprocurement, entretanto, recomendou-se considerar as peculiaridades de cada indústria e a respectiva importância estratégica da TI.
Palavras-chave: Alinhamento Estratégico
Comércio Eletrônico
E-procurement
Indústrias de processo Contínuo
Estratégia
Strategic Alignment
Electronic Commerce
Continuous Process Industries
Strategy
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11098
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
111.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.