Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11086
Tipo: Dissertação
Título: Prevalência e fatores associados à doença hepática gordura não alcoólica(DHGNA) na comunidade Madureira de Pinho localizada em Salvador-Ba
Autor(es): Sousa, Alexandre Veloso
Autor(es): Sousa, Alexandre Veloso
Abstract: Introdução: A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) é uma condição clínica patológica comum em adultos. Embora tenha características histopatológicas semelhantes às encontradas na hepatite alcoólica, suas causas não são plenamente conhecidas. Verifica-se que a maioria dos pacientes com DHGNA apresenta ausência de sinais e sintomas e suas formas agravantes aparecem como a principal causa de morbidade e mortalidade ligadas a doenças hepáticas. A DHGNA está associada à obesidade, resistência à insulina, ao sedentarismo, e à adoção de hábitos alimentares inadequados. A prevalência de sobrepeso e obesidade vem aumentando significantemente no mundo, sendo considerado um importante problema de saúde pública tanto para países desenvolvidos como em desenvolvimento. Objetivo: Identificar a prevalência e fatores associados à DHGNA em moradores da comunidade Madureira de Pinho localizada em um bairro popular de salvador. Casuística e métodos: Foram entrevistados 102 adultos de ambos os sexos, mas após exclusão dos indivíduos que apresentavam etilismo significativo, IMC abaixo de 25 Kg/m2 e história de hepatite, a amostra foi ajustada para 68 indivíduos, os quais foram submetidos à ultrassonografia abdominal superior para identificação de presença e graduação de esteatose hepática. Resultados: A prevalência de DHGNA foi elevada e 94,9% daqueles que apresentaram a relação cintura e quadril > 0,9 mm apresentou diferença estatisticamente significante (p=0,01). O nosso estudo registrou ainda que 73,5% dos indivíduos que não referiram histórico de exercício físico apresentavam DHGNA, sendo estatisticamente significante quando comparada com os participantes que referiram realização de exercício físico prévia (p<0,001). A ingestão de refrigerante, temperos prontos e alimentos instantâneos não correlacionou-se com a presença de esteatose hepática nesta população Conclusão: A prevalência de DHGNA foi elevada nos participantes, sendo que os índices antropométricos e o histórico de exercício físico foram estatisticamente significantes. No entanto, os hábitos alimentares não foram relacionados com a presença de DHGNA. Desse modo, devemos sensibilizar a população em geral para a prática regular de exercício físico, com a finalidade de reduzir o risco de desenvolvimento DHGNA e melhorar a qualidade de vida.
Palavras-chave: DGHNA;
Esteatose Hepática;
Exercício Físico.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11086
Data do documento: 17-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Alexandre de Sousa.pdf762,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.