Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11069
Tipo: Tese
Título: Feixes de arco-íris: uma compreensão ontológico-policrômica da sensibilidade e sua fruição no fenômeno do educar
Autor(es): Araújo, Miguel Almir Lima de
Autor(es): Araújo, Miguel Almir Lima de
Abstract: As meditações que descortino na tese emergem das in-tensidades de minhas inquietudes e espantamentos diante dos fenômenos do existir e da ação de educar; apresentam ?Uma compreensão ontológico-policrômica da Sensibilidade e sua fruição no fenômeno do educar? numa mirada Filantropoética. Mirada que busca entrelaçar o elã do filosófico-antropológico e a cromaticidade do poético vislumbrando a polifonia e a policromia dos Sentidos pregnantes e anímicos da temática. Dessa forma, apresento a Sensibilidade (Sensus) como estado de dis-posição, de abertura vasta de nossos sensos perceptivos (afeccionais e noéticos), em que corpo e espírito coexistem, de modo co-implicado, para uma compreensão e uma vivenciação policrômicas dos Sentidos do existir e do co-existir humanos; como estado de despojamento do espírito inventivo e altaneiro, do pathos criante e co-movente, para a vivência do sentimento do mundo, do ser-sendo-com-os-outros, das in-tensidades da complexidade e das ambigüidades da condição humana. Nesse horizonte compreensivo, a Sensibilidade se constitui desde os fulcros magmáticos da Corporeidade, da Intuição, da Afetividade, do Mitopoético e da Razão-Sentido. Fulcros estruturantes que se enredam de modo recursivo e entrelaçado. Em seguida, apresento meditações que compreendem o fenômeno do educar como ação teóricovivencial que implica na fruição da Sensibilidade. Para tanto, me inspiro, tanto nas ressonâncias das vozes de diversos estudantes que emergem de escutas sobre o vivido/vivente, como no estofo das incursões teóricas. Assim, apresento meditações acerca do educar compreendendo-o como um rito vivo de iniciação que se traduz em processos in-tensivos de con-dução aos saberes e sentires que constituem o dinamismo do ethos; no cuidado com a inteireza androgínica do ser-sendo-com no advento dos valores humanos primordiais, dos Sentidos anímicos, do cuidado com a Sensibilidade. Por fim, como ?Arremates inconcludentes?, propugno que, ao primar pela fruição da Sensibilidade, a ação de educar se desdobra numa Pedagogia do encantamento como se-ducere que implica no jorrar do pathos criante, do admirante, do elã vital, do espírito altaneiro e audaz; que envida apaixonamento e entusiasmo, laços de simpatia e de empatia; que conduz a fruição dos Sentidos pregnantes e anímicos no desbordar dos feixes do arco-íris que alumbram e revelam as policromias da poeticidade do existir, do co-existir.
Palavras-chave: Affectiveness
Mythopoetic
Corporeal status
Educate
Sensitivity
Razão-sentido
Encantamento
Mitopoético
Intuição
Afetividade
Educação
Corporeidade
Educar
Sensibilidade
Intuition
Reason-sense
Charm
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11069
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Araujo, Miguel de Parte 1.pdfparte 1869 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Araujo, Miguel de Parte 2.pdfparte 22,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.