Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11025
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do exame radiográfico convencional e digital e digital no diagnóstico da adaptação entre implantes dentários e protéticos
Autor(es): Duarte, Glauber Vieira
Autor(es): Duarte, Glauber Vieira
Abstract: A Implantologia é uma das modalidades de reabilitação bucal, inclusive pela alta taxa de sucesso das próteses implanto-suportadas. No entanto, estão sujeitas a alguns problemas exclusivos, como o afrouxamento do parafuso e a fratura do parafuso de fixação. A adaptação marginal de um pilar protético sobre o implante é imprescindível para que muitas destas falhas não ocorram. Além disso, desadaptações e cavidades entre estes componentes podem favorecer o acúmulo de bactérias e causar reações inflamatórias nos tecidos periimplantares. O estudo da adaptação marginal entre estes componentes faz parte de uma linha de pesquisa, com o objetivo de estabelecer um método diagnóstico padronizado, eficaz e reprodutível de avaliação. O presente estudo propôs-se a verificar a validade do método radiográfico convencional e sistema digital Digora, quanto à capacidade diagnóstica da adaptação marginal de cinco pilares protéticos, em titânio Procera Alltitan®, com diferentes aberturas entre o implante e o pilar protético. Os pilares foram aparafusados em um implante, que foi posteriormente fixado a uma base metálica hexagonal, permitindo a padronização das tomadas radiográficas e da avaliação microscópica. Os pilares foram avaliados quanto a sua adaptação no implante, utilizando um microscópio óptico comparador (Mitutoyo®), utilizado como padrão-ouro do estudo. Foram utilizados matrizes de poliéster em tiras com o intuito de obter aberturas marginais padronizadas de 50µm, 100µm, 150µm e 200µm, considerando que cada tira possui uma espessura de 50µm. Em cada sistema foram realizadas 75 tomadas radiográficas (15 de cada grupo de abertura marginal), obtendo imagens com cinco tipos de adaptação (adaptado, 50µm, 100µm, 150µm e 200µm). Deste modo, foram avaliados 150 pontos proximais, em cada sistema radiográfico. Dois radiologistas avaliaram as imagens e para a análise estatística foi utilizada uma matriz de decisões para a realização dos testes diagnósticos de: sensibilidade, especificidade, acurácia, valor preditivo positivo e negativo e a medida estatística Kappa. Os resultados obtidos indicaram que os sistemas radiográficos, convencional e digital, possuem alta sensibilidade, especificidade, acurácia, valores preditivos e bom nível de concordância com o grupo-ouro, com uma discreta, mas não relevante, redução da eficácia diagnóstica do sistema digital. Observou-se que os sistemas radiográficos avaliados são excelentes ferramentas de diagnóstico quando aberturas marginais maiores que 50µm não são aceitáveis. Deve-se considerar que o sistema radiográfico digital Digora® possui grandes vantagens sobre o sistema convencional, como a redução da dose de radiação, a eliminação de erros humanos durante o processamento e a economia de tempo. Deste modo, o sistema Digora pode ser incluído como uma ferramenta de grande importância na reabilitação protética sobre implantes.
Palavras-chave: Adaptação marginal
Radiografia dental
Prótese dentária fixada por implante
Radiologia odontologica
Dental radiography
Marginal adaptation
Dental prosthesis implant-supported
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11025
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Glauber Duarte.pdf741,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.