Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11022
Tipo: Dissertação
Título: Efeito do peróxido de hidrogênio a 35% na resistência à união de diferentes sistemas adesivos ao esmalte dental em diferentes períodos de tempo após o clareamento
Autor(es): Cunha, Claúdia Menezes
Autor(es): Cunha, Claúdia Menezes
Abstract: O presente estudo avaliou o efeito do peróxido de hidrogênio a 35% na resistência de união de diferentes sistemas adesivos (à base de álcool, acetona e primer auto-condicionante) ao esmalte dental, em diferentes períodos de tempo (24 h, 7 e 14 dias). Cinquenta terceiros molares humanos recém extraídos, divididos aleatoriamente em 12 grupos, sendo 3 controles e 9 experimentais, tiveram suas coroas seccionadas no sentido M-D e V-L, obtendo-se 4 fragmentos por dente, que foram abrasionados em suas superfícies lisas para a obtenção de uma área plana em esmalte. Os espécimes controle (G1, G2 e G3) foram armazenados em água destilada, durante todo o experimento, enquanto os espécimes dos grupos experimentais foram clareados com peróxido de hidrogênio a 35% (Whiteness HP - FGM), durante 1 sessão de 3 aplicações, e armazenados em água destilada por 24 h (G4, G7 e G10), 7 dias (G5, G8 e G11) e 14 dias (G6, G9 e G12). Posteriormente, cones de resina composta Z-250 (3M/ESPE) foram fixados, utilizando para os grupos G1, G4, G5 e G6 o sistema adesivo Single-Bond (3M/ESPE); para os grupos G2, G7, G8 e G9 o Prime & Bond N.T (Dentsply); e, para os grupos G3, G10, G11 e G12 o Clearfil SE Bond (Kuraray). Em seguida, foram submetidos ao teste de resistência de união à tração, em máquina de ensaio universal, a uma velocidade de 5 mm/min. Os resultados submetidos à análise de Variância ? ANOVA (p>0,05), demonstraram, que o peróxido de hidrogênio a 35% não alterou os valores de resistência de união, quando comparado aos grupos controle, independentemente do sistema adesivo utilizado e dos diferentes tempos testados. O padrão predominante de falhas ocorridas nos grupos clareados foi do tipo coesiva em resina composta, enquanto que nos grupos controle predominou a fratura mista (adesiva/coesiva em resina composta).
Palavras-chave: Adesão
Clareamento dental
Adhesion
Dental bleaching
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11022
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Claudia Cunha.pdf579,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.