Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11009
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do ensino de ética médica nas escolas médicas de Salvador-Bahia-Brasil: elementos contributivos para a humanização da medicina
Autor(es): Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira
Autor(es): Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira
Abstract: Este trabalho pretende fazer uma avaliação no ensino de Ética Médica nas escolas médicas de Salvador-Bahia, propondo elementos contributivos para a humanização da Medicina, através da análise das alterações introduzidas no currículo e na abordagem metodológica. A justificativa do tema é conseqüente à demanda da sociedade contemporânea que clama pela ³KXPDQL]DomR¥ dos médicos e da medicina. A evolução técnico-científica gerou uma gama de exames e procedimentos, dando um novo direcionamento à medicina científica ocidental contemporânea, afastando o médico da arte de curar. Este modelo não deve evoluir para o distanciamento da relação médico-paciente e sim para ser um auxílio diagnóstico e terapêutico. A pesquisa bibliográfica foi realizada através da utilização de livros-texto e de artigos publicados em revistas indexadas, que gerou o referencial teórico. Este material foi dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo foi abordada a conceituação de termos utilizados na área, como: ética, moral, deontologia, diceologia e ética médica. O segundo, foi dedicado à Bioética, com a contextualização, o histórico, os princípios e tendências. O terceiro abordou os códigos de ética e os códigos de ética médica. O quarto foi dedicado ao ensino, o ensino brasileiro a época da criação das escolas médicas e o ensino médico, com as principais reformas curriculares. O quinto capítulo, foi dedicado ao ensino de Ética Médica, através de questionamento de como, por que, quando, quem deve ensinar e como avaliar. Foi ainda realizada uma pesquisa documental e um levantamento através de análise quantitativa, utilizando questionários para os discentes e uma avaliação qualitativa, através de entrevistas para os docentes. O trabalho foi concluído com a percepção que muito ainda precisa ser transformado para que o ensino seja eficaz na transmissão de valores.
Palavras-chave: Medical ethic
Códigos de ética médica
Ensino de bioética
Avaliação de ética médica
Ensino de ética médica
Ética médica
Educação
Medical ethic teaching
Medical ethic evaluation
Bioethic teaching
Medical ethic codes
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11009
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.