Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11008
Tipo: Tese
Título: Navegando na enunciação digital : processos de construção do ethos em blogs de pré-universitários e universitários.
Autor(es): Heine, Palmira Virginia Bahia
Autor(es): Heine, Palmira Virginia Bahia
Abstract: Com base na perspectiva teórica da Análise do Discurso de Linha Francesa, e apoiado nos estudos sobre ethos desenvolvidos por Maingueneau (2005a, 2006), esta Tese dedica-se à investigação da construção do ethos, entendido como a imagem que o enunciador cria de si no discurso, tendo como corpora blogs de universitários e préuniversitários. Um dos objetivos da pesquisa é compreender a construção do ethos como um evento essencialmente discursivo, levando em conta, em tal construção, a participação de enunciadores e co-enunciadores, bem como o modo como estereótipos sociais guiam a construção da imagem dos enunciadores. Os resultados apontam a constituição do ethos como um processo essencialmente interativo, que pressupõe a participação igualitária entre enunciadores e co-enunciadores, que se apóiam, de forma substantiva, em restrições impostas pelos estereótipos sociais, uma vez que o enunciador, como sujeito descentrado e não origem do dizer, não pode construir aleatoriamente qualquer imagem de si, uma vez que se submete a expectativas dos coenunciadores e às cenas validadas pelos estereótipos.
Palavras-chave: Ethos
Blogs
Hipertexto
Análise do discurso de linha francesa
Hypertext
French discourse analysis
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11008
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Tese (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Palmira Virginia Bahia Heine.pdf4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.