Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10868
Tipo: Dissertação
Título: Educados nas letras e guardados nos bons costumes: os pueris na prédica do Padre Alexandre de Gusmão S.J. (séculos XVII e XVIII).
Autor(es): Souza, Lais Viena de
Autor(es): Souza, Lais Viena de
Abstract: No ano de 1685 foi publicado o tratado Arte de crear bem os filhos na idade da Puericia de autoria do padre Alexandre de Gusmão (1629 † 1724), membro da Companhia de Jesus na Província do Brasil. Em 1686, por iniciativa do jesuíta, foi principiada a fundação do Seminário de Belém no Recôncavo da Capitania da Bahia, dedicado à educação de meninos nas “letras e bons costumes”. Este estudo tem por tema central o que subjaz a estas “obras” – as prescrições quanto às práticas educativas para as infâncias. A partir da prédica do padre sobre a importância da educação, e das recomendações para o “bem criar”, assim como do projeto pedagógico encerrado no Seminário de Belém, buscamos compor capítulos de uma História das Infâncias no mundo luso-brasileiro de fins do século XVII e princípios do século XVIII.
Palavras-chave: História
História das infâncias
Séculos XVII-XVIII
Padre Alexandre de Gusmão (1629-1724)
History
History of Childhood
17th and 18th centuries
Priest Alexandre de Gusmão
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em História da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10868
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Lais Souzaseg.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.